About Me

Cronograma de atendimento da unidade de saúde Cosma Lemos é divulgado em entrevista

A enfermeira Bianca Andrade divulgou nesta quinta-feira, 14, o cronograma de atendimentos semanais da unidade básica e saúde Cosma Lemos do Santos, do bairro Caraíbas. Em entrevista ao jornal Umarizal Notícias, na rádio local, ela destacou também os profissionais que prestam atendimento à população na unidade.

De acordo com Bianca, o atendimento na unidade começa na segunda-feira com a realização de pré-natais. “O atendimento às gestantes é feito na parte da manhã. A tarde nós temos preventivo onde fazemos tanto o exame de colo de útero, quanto o exame das mamas. Se há alguma necessidade, também requisitamos exames”, informou.

Ainda segundo a enfermeira, a terça-feira é reservada ao C&D. “Que é o acompanhamento da criança e do adolescente.  Temos ainda o dia todo vacinação. Manhã e tarde”, detalhou.

Bianca destaca que a quarta-feira na unidade é destinada a chamada demanda espontânea. “Por exemplo, se o paciente não pode vir na segunda, porque está trabalhando ou outro motivo, ele pode vir na quarta. Não precisa de agendamento prévio como os demais. Temos ainda as visitas domiciliares que acontecem na área rural e na área urbana neste dia”.

Os atendimentos na Cosma Lemos se encerram na quinta-feira com o Programa Saúde na Escola (PSE). “São seis escolas na área e a gente passa em todas fazendo um trabalho voltado a prevenção”, conta Bianca.

Ainda durante toda a semana, a unidade conta com a atuação de profissionais de saúde especialistas. Nutricionista, psicólogo, dentista, fisioterapeuta e fonoaudióloga atendem na Cosma Lemos. “Eles fazem tanto o atendimento agendado como também o atendimento espontâneo e principalmente a prevenção que é o foco da Estratégia Saúde da Família”, ressalta Bianca.

Ainda na entrevista, a enfermeira destacou a parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que recentemente alcançou nota máxima em avaliação do Governo Federal. “Temos uma boa parceria, principalmente nas atividades que promovemos. A gente está sempre junto ao NASF. São sempre abertos a participar com a gente nas escolas e na unidade através de palestras que fazemos”, finalizou Bianca.

0 Comentários