About Me

Censo 2020: Secretários participam de reunião com técnicos do IBGE



O secretário chefe da Casa Civil, Manoel Paulo Cavalcante e o secretário municipal de Administração, Vanildo Marques participaram nesta quinta-feira, 15, da primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020. Técnicos do IBGE estiveram no município e conduziram o encontro realizado no gabinete da prefeitura. O secretário de Saúde Ubiratan Paiva também participou.

O encontro teve como objetivo buscar a parceria do poder público de Umarizal para o processo de planejamento e coleta do Censo. Os técnicos do IBGE também solicitaram da prefeitura a divulgação do processo seletivo que pretende contratar pessoas para o trabalho. A coleta de dados terá inicio em agosto de 2020.

Os secretários se colocaram à disposição do IBGE e autorizaram que técnicos da Prefeitura colaborem com o trabalho, facilitando a entrada dos recenseadores em áreas de difícil acesso e indicando locais não reconhecidos.

“Estaremos fornecendo o apoio necessário, pois queremos um levantamento que expresse fidelidade dos dados, com um resultado mais próximo possível da nossa realidade garantido que nosso município não seja prejudicado”, comentou Manoel Paulo.

Também participaram da reunião representes da sociedade civil de Umarizal. O diretor geral da FM Fraternidade, Bosco Rodrigues, o blogueiro Evando Lima e assessor de comunicação da prefeitura Léo Silva acompanharam a reunião e participaram das discussões.

Representando o poder legislativo, quem participou do encontro foi o presidente da Câmara Municipal de Umarizal, Robério Dantas Delfino. A assessora jurídica da Casa Civil, Marla Luryan intermediou o encontro e acompanhou as decisões acertadas pelo grupo.

Para a realização da pesquisa em Umarizal, o IBGE pretende contratar 11 pessoas, através de processo seletivo. A expectativa é que as vagas sejam preenchidas por moradores de Umarizal, especialmente por conhecerem mais os bairros e demais localidades do município.

O processo seletivo deve ocorrer em setembro ou outubro deste ano e as primeiras contratações devem ocorrer em fevereiro de 2020, quando o trabalho de pesquisa, de fato, deve ser iniciado pelos supervisores, responsáveis pelo mapeamento de características do entorno dos domicílios. A partir de 1º agosto começa a coleta nos domicílios e a previsão é que a pesquisa vá até 31 de outubro (Os recenseadores usarão um programa digital e todo o trabalho será fiscalizado por supervisores). A previsão é que os primeiros números do Censo sejam apresentados já em dezembro de 2020, mas os detalhes do levantamento só serão divulgados no primeiro semestre de 2021.








0 Comentários