About Me

Profissionais de creche na Várzea do Barro recebem treinamento de primeiros socorros



A equipe de profissionais da creche da Várzea do Barro, na zona rural, passaram por um treinamento de primeiros socorros nesta última sexta-feira, 16. O curso prático é realizado pela enfermeira da Estratégia Saúde da Família 001, Heloisa Helena e deverá contemplar os professores das escolas da área da unidade básica de saúde Otaviano Silvestre. A ação conta com apoio da Prefeitura de Umarizal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Heloisa, os participantes aprenderam procedimentos básicos de salvamento e socorro. “Que poderão ajudar diante de uma urgência ou emergência no ambiente escolar, como por exemplo: manobra do desengasgo (Heimlich), reanimação cardiorrespiratória, sangramento nasal, desmaios, picadas por animais peçonhentos, ferimentos, queimaduras (térmica, elétrica e química), avulsão dentária e muito mais”, detalhou.

O treinamento básico e prático de primeiros socorros segue as diretrizes da Lei Lucas, que obriga escolas a terem curso de primeiros socorros, sancionada no ano passado. Em setembro de 2017, Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP). Para enfrentar o perigo iminente para crianças em situações como essa, o Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei 9468/18, dos deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP).

Ainda de acordo com Heloisa, o treinamento na creche da Várzea do Barro durou cerca de 3 horas. Ao término, a creche recebeu um kit básico de primeiros socorros. “Foi sugerido ainda manter na escola uma ficha de saúde de cada aluno matriculado, para saber a real situação de saúde de cada um, inclusive alergias, doenças congênitas ou adquiridas. A ficha de saúde de cada aluno será confeccionado e entregue nas escolas nos próximos dias e deverá ser preenchida pela família”, informou.

O treinamento também tem como referência e base o programa Saúde na Escola. Heloisa já adiantou que ele também acontecerá nas demais escolas da zona rural.













0 Comentários