About Me

Campanha Setembro Amarelo promovida pela Saúde de Umarizal chega à zona rural



A quarta ação da campanha Setembro Amarelo, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Estratégia Saúde da Família (ESF), chegou nesta quarta-feira, 18, à unidade de saúde da família João B. de Lima, na comunidade Várzea do Barro, zona rural de Umarizal. As ações já passaram pelas unidades de saúde Raul da Franca, Cosma Lemos e Expedito de Souza.

“Como aconteceu nas outras unidades, na zona rural a gente vem trabalhou a desmitificação de mitos a respeito do suicídio, dando ênfase no autocuidado e na importância de buscar ajuda”, destacou o psicólogo do NASF, Pedro Henrique Barros.

A ação também contou com a participação da nutricionista do NASF, Thalyta Maciel. “Falei sobre os alimentos que ajudam no combate a ansiedade e a depressão, atrelando a alimentação à prática de atividade física”, contou a profissional.

Heloisa Helena, enfermeira responsável pela Estratégia Saúde da Família da zona rural, falou sobre o tabu que ainda existe quando se pensa em buscar a ajuda de um profissional da saúde mental. “As pessoas pensam que só procura psicólogo quem sobre com doenças mentais e não é assim. É muito importante buscar ajuda antes de adoecer e o psicólogo é o profissional ideal para ajudar as pessoas em risco de suicídio”.

A atividade contou ainda com a participação das técnicas de enfermagem Nathalia Pinheiro e Nilda Lima e dos agentes de saúde Regina Medeiros, Fátima Medeiros e Auderina de Miranda. “Agradecemos a equipe do NASF por toda a parceria. Foi um momento único e importante para os nossos pacientes.”, finalizou Heloisa.

















0 Comentários