About Me

Professores de creches e escolas de Umarizal passam por formação para implementação da BNCC e do Documento Curricular do RN



Com o objetivo de implementar a Base Nacional Comum Curricular e do Documento Curricular do RN na rede municipal de ensino de Umarizal, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nesta última sexta-feira, 23, encontros de formações com professores de todas as escolas e creches do município.

Segundo o secretário municipal de Educação, Bruno Bezerra a proposta é que as escolas passem a trabalhar alinhados com a BNCC e com o Documento Curricular do RN já a partir do ano que vem.
“Esse encontro de hoje foi o primeiro dos que nós ainda realizaremos. Iremos até o final do ano com esse processo, pois a gente precisa, a partir do ano que vem, está com todos os projetos político-pedagógicos das escolas alinhados a estes documentos”, explicou Bruno.

O Documento Curricular do RN é um documento que orientará o currículo que será utilizado por todas as redes de ensino do Estado, permitindo uma unidade no que é estudado nas escolas. Construído a partir da BNCC, o documento define o conjunto de aprendizagens essenciais, respeitando as diferenças regionais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica e do Ensino Fundamental.


“O RN é um dos poucos Estados do Brasil que possui um documento curricular próprio. Foi elaborado por nós educadores. Todos tiveram a oportunidade de contribuir, e agora a gente vai pra fase de implantação nas redes. É 60% baseado na BNCC e 40% no Documento Curricular. Então iniciamos este processo e teremos mais três formações até o final do ano.”, detalhou Bruno.

A SME de Umarizal trabalha em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para promover as formações.

“A gente fez essa parceria justamente para capacitar nossa equipe que vai estar multiplicando isso dentro das escolas. Friso ainda o apoio dos coordenadores pedagógicos, a colaboração do professores e de toda comunidade escolar”, finalizou Bruno.




























0 Comentários