About Me

Setembro Amarelo: Profissionais do NASF e da unidade de saúde da São José conversam com pacientes sobre suicídio e prevenção



A unidade básica de saúde Vera Lúcia no bairro São José também promoveu ação alusiva à campanha Setembro Amarelo. O mês é referência na prevenção ao suicídio. A atividade na UBS aconteceu nesta última quinta-feira, 19, e assim como em outras áreas, foi voltada aos pacientes que aguardavam atendimento.

“O Brasil acolhe o movimento Setembro Amarelo, que surgiu com o objetivo de dar visibilidade à temática do suicídio. O suicídio é um ato evitável, a abertura ao diálogo e a compreensão das razões que levam alguém a ceifar a própria vida podem reverter esse quadro”, comentou a enfermeira responsável pela Vera Lúcia, Barbara Amorim.

O trabalho da Campanha Setembro Amarelo promovida pela saúde de Umarizal é conduzido por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Estratégia Saúde da Família (ESF) de cada unidade. As ações da campanha já passaram pelas unidades Raul da Franca, Cosma Lemos, Expedito de Souza e pela zona rural.

Pedro Henrique, psicólogo do NASF, e responsável pelas palestras da ação, falou na Vera Lúcia sobre a importância do autocuidado e desmistificou alguns mitos sobre o suicídio. “Como aconteceu nas outras unidades, a gente trabalhou a desmitificação de mitos a respeito do suicídio, dando ênfase no autocuidado e na importância de buscar ajuda”, destacou o psicólogo.

Participaram do momento, a coordenadora da Atenção Básica Liane Amorim, o médico da unidade, Dr. Mutar, as dentistas Karol Freitas e Géssyca Melo, e demais profissionais da UBS. “A conversa pode abrir novas perspectivas e até alertar a outra pessoa para tomar medidas mais drásticas para solucionar a situação. É tão importante que a sociedade como um todo, família, amigos, escola e grupos de trabalho, esteja atenta aos menores sinais, disposta e preparada para discutir o tema e encaminhar a pessoa para um tratamento que trará um novo olhar sobre a vida e a vontade de prosseguir”, finalizou a enfermeira Bárbara.

































0 Comentários