About Me

Setembro Amarelo: psicólogo conversa com pacientes de unidade de saúde sobre suicídio em ação da Secretaria de Saúde



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Umarizal realizou na manhã desta sexta-feira, 06, ação alusiva à campanha Setembro Amarelo na unidade básica de saúde Raul da Franca. O mês é referência no combate ao suicídio.

Na ação, o psicólogo do NASF, Pedro Henrique conversou com pacientes que aguardavam atendimento na unidade. O profissional falou sobre sinais de comportamento de quem pensa em se matar, como prevenir e também sobre mitos acerca do problema.

“A importância de realizamos ações de prevenção como essa é desmistificar os tabus e os mitos sobre o suicídio, como por exemplo, os mitos existentes de que quem quer se matar não avisa como também, só tira sua própria vida quem tem depressão. Existem outros fatores predominantemente que levam as pessoas a pensar em suicídio ou por fim na sua própria vida”, detalhou Pedro.

O psicólogo também falou sobre o 188, número telefônico do Centro de Valorização da Vida (CVV). “O centro realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntaria e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, 24 por dia”, frisou.

A ação contou com a participação do secretário municipal de saúde, Ubiratan Paiva. “Vamos promover uma série de ações voltadas a alertar a população sobre a prevenção do suicídio. Para isso, contaremos com os nosso profissionais da saúde municipal que estarão conosco em todas as atividades”, comentou o gestor.

A nutricionista do NASF, Thalyta Maciel, a estudante de psicologia Júlia Soares, a enfermeira responsável pela Raul da Franca, Luma Gabriele e as agentes de saúde da unidade participaram da ação. Os pacientes que acompanharam a atividade receberam panfleto com informações da campanha.

A próxima ação da campanha acontecerá na próxima segunda-feira, 09, às 14h, na unidade de saúde Expedito de Souza, na Cohab.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por iniciativa da International Association for Suicide Prevention. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.[1]






















0 Comentários