About Me

Outubro Rosa: CRAS promove mês inteiro de programação voltada à prevenção do cancer



O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promove durante todo este mês uma série de atividades voltadas à prevenção do câncer de mama com os Grupos de Mulheres e Gestantes acompanhados pelo serviço. As ações começaram na última quarta-feira, 02. Uma palestra de conscientização com a participação de enfermeiras da Atenção Básica municipal abriu a programação.

“Pra essa atividade inicial, nós contamos a valorosa colaboração das enfermeiras Bianca Andrade e Luma Gabrielle, que além de explanarem sobre o tema da campanha, se dispuseram a realizar o autoexame de mama nas mulheres presentes”, contou a coordenadora do CRAS, Paula Pinheiro.

“Consideramos importante quebrar alguns medos e entender que não é só nas unidades de saúde que devemos falar de câncer de mama, mas também nos CRAS, nas comunidades e em família. A informação, juntamente com a prevenção ainda é nossa maior arma contra qualquer doença”, complementou a coordenadora.

A programação desenvolvida pelo CRAS continua nesta quinta-feira, 10, com uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama com a médica Thamara Tayze; na semana seguinte, dia 16, haverá palestra e atividade física com as profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), nutricionista Thalyta Maciel e a educadora física Jéssika Freitas; dia 23 de outubro tem palestra sobre câncer e família com a estagiária de psicologia do CRAS, Julia Soares.

Na última semana do mês, dia 30, também haverá atividade que ainda está sendo definida pela equipe do CRAS. Todas as ações reforçam a campanha Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.











0 Comentários