Diaconia lança nesta sexta-feira, 20, em Umarizal, projeto de coleta seletiva


A Diaconia, em parceria com diversos parceiros locais, lança nesta sexta-feira, 20, a campanha Coleta Seletiva: Eu me Comprometo. O projeto, desenvolvido pelo ONG há 3 anos, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de fazer a separação correta do lixo em casa, para posterior recolhimento do material por catadores de materiais recicláveis locais.

“Nos dois últimos anos, a gente vem nesse momento de conscientização das escolas, de alunos e alunas, professores e professoras, e esse ano a gente vem com uma chamada para a sociedade, para que as pessoas entendam que só basta separar o lixo seco do molhado em casa que já facilita muito a vida das pessoas e evita que isso chegue aos lixões. É uma iniciativa para evitar que esse material que é reciclável não precise chegar ao lixão, mas que a gente consiga colher na casa das pessoas mesmo”, comentou Risoneide Lima, coordenadora territorial da Diaconia.

O projeto será lançado e apresentado a população na quadra do Núcleo de Esporte e Lazer Humberto Carlos de Souza. Além de conscientizar sobre a importância da separação correta de resíduos, a Diaconia também está pleiteando junto à Prefeitura de Umarizal, um local para armazenamento adequado do material reciclado recolhido. A coleta será realizada pela Associação dos Catadores de Recicláveis de Umarizal (ACRU), entidade parceira do projeto.

“O projeto é uma oportunidade de a gente trabalhar os resíduos sólidos e também fortalecer a associação de catadores de recicláveis aqui de Umarizal. Hoje a gente já está pleiteando junto ao município um espaço para armazenar esse material para que a gente consiga de fato fortalecer esse grupo”, destacou Risoneide.

Entre as ações que que a Diaconia irá desenvolver para promover o projeto, está a distribuição de 39 lixeiras no município. “Estaremos na sexta-feira à tarde distribuindo essas lixeiras, três por localidade. É uma só para material reciclado, uma para material não reciclado e outra para vidros. Elas estarão nos principais pontos da cidade para que as pessoas nas ruas consigam também fazer essa separação”, explicou a coordenadora.

Outra parceria importante que o projeto tem hoje é a da Prefeitura de Umarizal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Nesta última terça-feira, o gestor da pasta, Francisco Geraldo fez um vídeo de divulgação do lançamento do projeto ao lado da coordenadora da Diaconia.

“Reciclagem hoje é muito importante. A gente ver isso acontecer no mundo inteiro e em Umarizal não poderia ser diferente. Nós temos uma cidade de 10 mil habitantes com um consumo muito elevado. Porque não ajudar uma série de famílias com esse projeto? Precisamos chamar a sociedade civil e dizer que ela pode colaborar e efetivamente ajudar inúmeras famílias a ter uma condição de vida melhor”, destacou Francisco.

A programação de lançamento nesta sexta, 20, começa às 19h, com apresentação da banda filarmônica Filho Alencar de Umarizal. Também haverá apresentações da Cia. Arte e Riso, Coral Sagrado Coração de Jesus e banda Nova Estrada.

Comentários