Prefeitura de Umarizal integrará plano emergencial para recuperação da parede do açude Rodeador



O secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Lázaro Dias e o vice-prefeito Raimundo Dias Pinheiro participaram nesta terça-feira, 03, da 9ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró. O encontro aconteceu no auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umarizal e contou com a participação do diretor geral do Instituto de Gestão das Águas (IGARN), Auricélio Costa.

A principal pauta do encontro foi o açude Rodeador, que abastece os municípios de Umarizal e Rafael Godeiro. Foi discutido os problemas encontrados na sua estrutura após uma inspeção e também a recente abertura da comporta do reservatório.  “Lá ficou encaminhado um plano emergencial para a recuperação e manutenção da parede do açude do Rodeador tendo em vista que os técnicos fizeram um levantamento e analisaram que existem alguns problemas que precisam ser solucionados”, destacou Lázaro.

Uma parceria deverá ser firmada entre Governo do Rio Grande do Norte, prefeituras de Umarizal e Rafael Godeiro e Companhia de Águas do RN (CAERN), para fazer a manutenção da estrutura do açude.

Sobre a abertura da comporta, ficou decidido que ela ficará aberta até o mês de março de 2020. “Foi feita toda uma explanação pelo analista que entende do reservatório e disse que é seguro, diante da capacidade que ele tem e da quantidade de água que será liberada. Foi deixado claro que isso poderá acontecer sem prejudicar o abastecimento da zona urbana”, detalhou Lázaro Dias.

Diretor do IGARN, Auricélio Dias destacou a proposta da reunião de buscar uma solução também para alocação de água do Rodeador. “É um açude que hoje abastece dois municípios. Nós também temos a intenção de prever um pouco dessa água para atender os agricultores familiares. A lei prevê a prioridade para abastecimento humano, mas também o uso múltiplo da água. É importante que a gente possa discutir esse assunto. Foi uma reunião técnica onde nós apresentamos os dados técnicos do açude: a disponibilidade de água, o quanto a CAERN precisa para atender a população e o que podemos liberar para atender aos agricultores”.

Um comitê local foi formado para acompanhamento das alocações. Dia 12 de dezembro haverá uma ação denominada IGARN Itinerário no Sindicato dos Trabalhadores que irá cadastrar os produtores ribeirinhos para posterior liberação das denominadas outorgas d'água.

A reunião contou com representes do poder público e de instituições de dezenas de municípios da região que compõem a bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró. O poder legislativo municipal de Umarizal também esteve representado por vereadores.

















Comentários