About Me

Número de resultados positivos para calazar em animais diminui; Vigilância Sanitária segue com ações de combate a doença

Foto: divulgação

A Vigilância Sanitária esteve nesta quarta-feira, 29, realizando testes rápidos para detecção da leishmaniose na comunidade Pau D’arco, zona rural de Umarizal. A ação faz parte da estratégia da Saúde municipal para combater a doença.

“Fizemos 17 testes em cães da comunidade e apenas 2 deram positivo para calazar. Agora, encaminhamos os resultados para o laboratório para confirmação do resultado e seguirmos com os procedimentos”, explicou Raicia Oliveira, coordenadora da Vigilância Sanitária.

A vigilância também visitou a comunidade Inspetoria. A equipe foi até o local apenas para entrega de resultados já vindos do laboratório. “Na Inspetoria, foram feitos 14 testes, dez deram negativo e apenas quatro positivos. Mostra que os casos estão diminuindo”.

De acordo com Raicia, os testes para comprovação do resultado dos testes rápidos são realizados em Natal. “A gente recolhe aqui, centrifuga, tira o soro, leva para Pau dos Ferros e de lá é enviado para Natal. Esses exames são realizados no Lacem em Natal”, detalhou. Ainda segundo a coordenadora, o tempo de espera pelo resultado laboratorial é de até 25 dias.

Em março, a Secretaria Municipal de Saúde de Umarizal irá promover mais uma campanha de combate a Leishmaniose. As ações acontecerão nos bairros e na zona rural e envolverão profissionais de diversas áreas da saúde local.


Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Umarizal




0 Comentários