About Me

Segundo NASA, asteroide gigantesco passará ‘perto’ da Terra em abril


De acordo com a NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos), um asteroide que pode ter até 4km de diâmetro vai passar “perto” da terra no próximo mês de abril, mais especificamente no dia 29.

Mesmo com a distância de 6,3 milhões de quilômetros do ponto mais próximo da Terra, o asteroide batizado de 52768 (1998 IR2) foi classificado como “objeto próximo à Terra” pela agência espacial.

A notícia chegou a deixar algumas pessoas em pânico, ainda mais em tempos de apreensão por conta da pandemia do coronavírus.


Porém, vale ressaltar que a NASA deixa claro que não deve existir motivo para desespero. Isso porque a agência espacial descartou o risco de colisão com a Terra.

É comum que a NASA faça comunicados sobre asteroides que estão em rota de colisão com a Terra. No site, há uma área dedicada aos objetos mais próximos a chegar por aqui. Um deles, o mais próximo (mas não do tamanho do 1998 IR2) é o 2020 DP4, que passará a 1,3 milhão de km daqui neste domingo. Outro mais longe (a 6,1 milhões de km) e menor, passará nesta quinta-feira.

Para desmentir diversas Fake News, a NASA usou o seu perfil oficial no Twitter para afirmar que não existe nenhum aviso sobre riscos causados pela rocha.

“No dia 29 de abril, o asteroide 1998 OR2 vai passar a 6,2 milhões de quilômetros da Terra. Uma matéria do jornal Daily Express sugere que existe um `alerta´ sobre esse asteroide, mas a informação é falsa. Uma lista completa de todos os asteroides que passam pela Terra está sempre disponível no nosso site. Sigamos em frente”, comentou a agência espacial em seu Twitter.

Do Diário da Manhã

0 Comentários