About Me

26 pessoas que participavam de competição de 'canto de pássaros' são detidas por descumprirem isolamento social no RN


Pelo menos 26 pessoas foram detidas e levadas à delegacia, na manhã deste domingo (26), por descumprirem as normas do decreto que proíbe aglomerações e eventos com mais de 20 participantes durante a pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Norte. Elas estavam em uma competição de "canto de pássaros" da espécie papa-capim em Parnamirim, na Grande Natal.

De acordo com a Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam), outras pessoas também participavam do evento, mas conseguiram fugir quando perceberam a chegada das equipes.

Os envolvidos foram levados ao complexo de delegacias da avenida Ayrton Senna, na Zona Sul da capital. De acordo com a Polícia Ambiental, a maior parte dos animais são anilhados e legalizados, porém o evento não tinha autorização do Ibama para acontecer, além de provocar aglomeração de pessoas, o que está proibido pelo decreto estadual para prevenção da Covid-19.

O caso foi flagrado em uma espécie de galpão de uma casa de recepções no bairro de Nova Esperança. No local, além das gaiolas com pássaros, a polícia encontrou troféus e fichas. Os envolvidos e os pássaros foram levados ao complexo de delegacias onde está funcionando um plantão especial para casos de descumprimento ao decreto.

Ao todo, foram encontrados 54 pássaros anilhados (legalizados) e 4 sem sem anilha, além de cinco 5 animais que não tiveram dono identificado.

Na delegacia, os envolvidos eram ouvidos pelo delegado de plantão até a publicação desta matéria. Eles deverão ser liberados, mas responderão pelos atos. Os pássaros legalizados também deverão ser devolvidos aos donos, segundo a PM.

Do G1 RN

0 Comentários