About Me

Programas e serviços antes desconhecidos foram reativados na gestão Elijane Paiva


CRAS, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Programa Criança Feliz, Programa Leite Potiguar, Cadastro Único. Em alguns governos, a população umarizalense mal sabia diferenciar um do outro e poucos viam cada um deles funcionando. Com a gestão Elijane Paiva tudo isso mudou.

Desde que assumiu a prefeitura em 2017, Elijane reestruturou o funcionamento dos programas e órgãos vinculados a Secretaria de Assistência Social do município. Hoje, a população tem acesso simplificado aos serviços e são conhecedores dos seus direitos.

Somente em 2019, por exemplo, o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social realizou aproximadamente 458 atendimentos individualizados com assistente social e psicólogo e o CREAS – Centre de Referência Especializado da Assistência Social articulou uma série de campanhas: 08 de março: Dia Internacional da Mulher; 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; 15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa; Agosto lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra mulher; e Setembro Amarelo: Campanha brasileira de prevenção ao suicídio.

Atrelado ao CRAS, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) se tornou uma marca do governo Elijane não só na Assistência Social, mas também na educação: os monitores já realizaram uma série de atividades nas escolas e creches da rede municipal de ensino mais distantes do contexto social do município. Nos atendimentos são ofertadas atividades artísticas, culturais, de lazer e esporte, dentre outras, de acordo com a idade dos participantes. 

O Criança Feliz, responsável pelo fortalecimento de vínculos entre as famílias e crianças na primeira infância, já acompanha hoje em Umarizal mais de 100 famílias. O atendimento é direcionado a crianças de 0 a 36 meses e até 72 meses para crianças com Benefício de Prestação de Continuada (BPC). Graças ao incentivo dado pelo governo Elijane para funcionamento do programa, todas as metas estabelecidas pelo Governo Federal têm sido alcançadas. 

E o leite? Na gestão Elijane Paiva o Programa Leite Potiguar, através do Governo do Estado, tem atendido centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. Semanalmente são entregues cerca de 370 litros de leite a população. Somente em 08 meses monitorados de 2019, mais de 65.000 litros de Leite foram entregues à população.

No governo da prefeita Elijane, a população vulnerável teve acesso a renda e uma série de outros benefícios advindos do Governo Federal. Desde 2017, mais de 2.660 famílias foram inseridas no Cadastro Único, destas, 1.695 são beneficiárias do Bolsa Família. A cobertura do programa é de 96% em relação à estimativa de famílias pobres no município. O município já alcançou a meta de atendimento do programa.

É por estas e outras que a gestão Elijane Paiva é considerada uma das populares da história do município de Umarizal. A atenção da gestora dedicada ao funcionamento de serviços e programas simples, mas que fazem a diferença na vida de famílias carentes, garantem a Elijane o respaldo para em 2020, planejar trabalhar ainda mais pelo município e seu povo. Os tempos são novos e as necessidades antigas da população estão sendo substituídas por acolhimento e respeito. 

0 Comentários