Umarizal realizará coleta de amostras de pacientes com suspeita de coronavírus



O município de Umarizal passará a realizar a coleta de amostras biológicas de pacientes com suspeita de coronavírus, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quinta-feira, 09. Os testes serão feitos em sala especial preparada no Centro de Saúde Doutor Guaraci Onofre (CSDGO) e por equipe de profissionais da saúde municipal preparada para realização do procedimento.

Um dos profissionais que passou por treinamento para fazer a coleta do material é o enfermeiro João Kaique. Ele explicou como é feito o procedimento. “Nós chamamos de coleta do swab, que nada mais é que a coleta de secreções do paciente das duas narinas e da região posterior das amídalas”, detalha.

Para passar fazer o exame, o paciente deve primeiramente ser avaliado pelo médico. “Caso ele ache o paciente suspeito, de acordo com os critérios que estão estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), ele notifica o paciente e solicita o pedido do exame”, explica.  

De acordo com Kaique, os testes só serão realizados em pacientes que apresentarem sintomas leves. “Pacientes mais graves, com dispneia, por exemplo, que é aquele cansaço forte e que necessita de oxigênio, ele já é diretamente transferido para o hospital regional de Pau dos Ferros e lá é feita a coleta”, informa o enfermeiro.

Kaique explica ainda que a coleta no município não é realizada logo após a solicitação do exame pelo médico. “Ele é agendado. Nós vamos marcar dia e horário para que o paciente possa vir até a unidade fazer a coleta. Nesse período, nós vamos nos preparar para recebe-lo, pois temos que está com as fichas prontas, sala pronta, equipe de limpeza de prontidão. Tudo tem que está organizado para que possamos fazer da forma mais rápida possível”, esclarece.

Após a coleta do material, a Secretaria Municipal de Saúde tem até 72h para fazer o encaminhamento da amostra para Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Rio Grande do Norte. Kaique informa ainda que o município recebeu dois kits para realização da coleta. “Depois desses dois exames feitos, nós solicitamos mais. Só é possível solicitar depois que fizer uso desses dois exames”, concluiu.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Umarizal









Comentários