About Me

A revolução na saúde do bairro Caraíbas desenvolvida pela gestão Elijane Paiva; líder da comunidade declara apoio à gestora

Se tem um setor privilegiado na gestão Elijane Paiva é a saúde e se formos elencar um bairro com mais duzentas famílias que ver de perto todos os dias os avanços do governo municipal na área é o Caraíbas. Na localidade, Elijane realizou uma verdadeira transformação em saúde pública e hoje a população do bairro tem acesso a serviços de ponta, promovendo dignidade e cidadania. 

Quem atesta isso é a agente de saúde e líder comunitária Maria Rosa, ou Rosa do Caraíbas, como é popularmente conhecida. Segundo a porta-voz do bairro, que gravou entrevista nesta última sexta-feira, 08, com Elijane prefeita o Caraíbas passou a ter médico atendendo duas vezes por semana e uma série de profissionais especializados, proporcionando uma verdadeira transformação no setor.

“Temos uma saúde muito boa. Diria que entre 80 e 90%. Temos bons atendimentos, médico atendendo dois dias por semana, médico atendendo no domicílio, fisioterapeuta na unidade e em domicílio também, fonoaudiólogo no domicílio. Tem ainda psicólogo e nutricionista que faz reuniões periódicas com pessoas diabéticas, hipertensas com orientações sobre alimentação”, conta Rosa.

A principal ação na área da saúde no bairro veio com três meses de governo, pouco depois de assumir a gestão em 2017. Rosa conta que o bairro era divido em dois setores: parte pequena das famílias era atendida na unidade básica da comunidade e a grande maioria precisava se deslocar até a unidade do bairro São José.

“Somos 220 famílias. 60 era atendida aqui e 160 na São José. Isso era muito difícil, tanto para as famílias, quanto para mim, pois eu ficava dividida enquanto agente de saúde. A gente tinha que enviar para a unidade da São José CID, pré-natal, consultas de rotina, tudo. Depois da gestão Elijane, com três meses, através da coordenação da Atenção Básica, da gestora Liane, o bairro foi unificado. A mesma equipe e a mesma comunidade. Todas as famílias atendidas aqui”, comemora a agente de saúde.

Além da saúde, Rosa já celebra a chegada da iluminação do trecho da RN 117, na entrada do bairro. A prefeita Elijane Paiva anunciou na semana passada o serviço vai se tornar realidade. “Essa iluminação é um sonho realizado. Elijane está trazendo uma grande vitória, uma grande conquista. Não sei nem como agradecer”.

Rosa, que era oposição a gestão da prefeita Elijane, vendo o cuidado e o zelo da gestora com sua comunidade, decidiu apoia-la. “Tomei essa decisão pela vontade de ver nossa comunidade caminhar. Hoje estou com ela, lutando junto a ela. Quero ver a comunidade crescer e ela também”, finaliza.

Logo mais, vídeo completo com todos os detalhes de uma entrevista realizada com Rosa no bairro Caraíbas. Até lá, podemos dizer que Umarizal e o bairro Caraíbas continuam bem, e Elijane...

0 Comentários