About Me

Barreiras, fiscalizações, doação de máscaras: Umarizal se destaca na gestão de combate à Covid-19

O governo da Prefeita Elijane Paiva não tem medido esforços para combater a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid19). Desde que a doença começou a se espalhar, uma série de ações foram realizadas pela gestão municipal e centenas de profissionais da saúde local se envolveram diretamente na luta contra o vírus. A própria prefeita Elijane tem participado de ações de conscientização da população.

Um dos principais trabalhos desempenhados pelo governo municipal são as barreiras sanitárias instaladas nas principais entradas de acesso ao município. Diariamente profissionais da saúde e de outras secretarias da gestão atuam nas localidades. O trabalho é de informação e de desinfecção: veículos recebem borrifação e motoristas orientações sobre medidas preventivas.

Outra ação importante está na fiscalização dos comércios. Equipes se dividem no município para fazer o controle de distanciamento, evitar aglomerações e repassar informações importantes para prevenção da doença. Todo trabalho conta com o apoio da Polícia Militar de Umarizal.

Também para auxiliar no controle do distanciamento, um total de 18 tendas foram montadas pelo poder executivo no centro. Além de assegurar que as pessoas que buscam o comércio sigam a medida de distância uma da outra, as estruturas garantem sombra para quem aguarda em filas.

A doação de máscaras de proteção para população também faz parte das ações do município contra a Covid-19. Centenas delas já foram entregues e mais são distribuídas todos os dias. Palestras em supermercados e outros locais de maior circulação de pessoas também já foram promovidas.

A Prefeitura de Umarizal também lançou o Disque Covid, ferramenta para tirar dúvidas e receber denúncias sobre descumprimento das medidas adotadas pelo município e estabelecidas em decreto municipal para combate ao vírus. Sugestões também podem ser encaminhadas pelo número que funciona como Whatsapp.

Além das atividades diretas de combate ao Covid, o município mantém as unidades básicas de saúde e os Centro de Saúde Doutor Guaraci Onofre de prontidão para receber demandas. Profissionais de toda rede de saúde local tem mantido os atendimentos gerais à população e estão capacitados para atendimentos relacionados ao coronavírus, todos trabalhando paramentados e protegidos. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue orientando a população fazer a utilização dos itens de proteção - máscara, álcool gel, etc - e a, se possível, manter o isolamento social permanecendo em casa. Umarizal tem dois casos confirmados da doença e cinco casos suspeitos. Todos são monitorados pela SMS. 



0 Comentários