About Me

Agente de endemias de Umarizal atuam no combate a doença de chagas na zona rural

Uma das importantes campanhas de saúde que foi reativa na gestão da prefeita Elijane Paiva foi a volta do combate à doença de chagas. No último dia 20, a Secretaria Municipal de Saúde, através dos agentes de endemias, retomou as ações de enfrentamento a doença na zona rural. As ações estavam paralisadas por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19).

De acordo com o coordenador dos agentes de endemias do município, Carlos Alberto, as ações da campanha são divididas em duas etapas. Uma consiste na captura o inseto transmissor da doença, o barbeiro, e outra na borrifação de imóveis onde o transmissor foi encontrado.

“Na primeira etapa, nós trabalhamos na captura do barbeiro. Capturamos, enviamos para o laboratório em Pau dos Ferros e depois recebemos o resultado informando se o barbeiro é positivo ou não, ou seja, se transmite ou não a doença”, explicou Carlos.

“Depois do resultado, vamos para segunda etapa que é a borrifação dos imóveis. Onde foi pego barbeiro, positivo ou não, nós fazemos a borrifação. Nos locais que deu positivo, a família tem ainda que ir até o centro de saúde para exames”, detalhou o coordenador.

Carlos Alberto enaltece o trabalho da Saúde municipal que, mesmo em um cenário de pandemia, tem garantido a promoção de três campanhas importantes: contra a doença de chagas, leishmaniose e dengue. “Mesmo com a correria da pandemia, o município está com três campanhas ativas. A prefeita Elijane não deixa os serviços essenciais de lado. A covid-19 mata, mas estas doenças também”, finalizou.

Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Umarizal




0 Comentários